A primeira coisa que vamos fazer é pré preparar tudo! Aqueça 1 litro de água para hidratar o trigo para quibe e marinar a proteína texturizada de soja (PTS). Enquanto a água esquenta, comece a cortar as batatas. Conforme você vai descascando elas, coloque-as em uma tigela com água, em temperatura ambiente ou fria, assim elas não irão oxidar. Depois de descascá-las, corte-as em cubos médio, e volte elas para a tigela de água e reserve. Certifique-se de que o tamanho seja consistente, assim elas cozinharam igualmente.
Em uma tigela, coloque o trigo para quibe, e cubra (até o nível do trigo)com a água quente que você colocou pra aquecer antes. Deixe descansar por 30 minutos. E também coloque a água quente no PTS ou PVT. No PTS você não precisa medir a quantidade de água, coloque mais ou menos até 2 dedos de água acima do PTS. Logo em seguida, adicione na tigela de água e PTS, 1 colher de sopa de molho de soja e o limão. E deixe, também, descansar por 30 minutos.
Agora vamos cozinhar a batata. Remova a água das batatas, enxágue com água corrente, e coloque-as em uma panela e adicione uma água, em temperatura ambiente, até uns dois dedos acima das batatas. Leve-as ao fogo para cozinhar. Cozinhe até que elas estejam macias. Vai levar em torno de 30 a 40 minutos.
Enquanto isso, vamos preparar os outros ingredientes. Aqui você terá duas opções, cortar os ingredientes ou processá-los em um processador de alimentos. Se você escolher a segunda opção, coloque no processador a cebola, o alho, o hortelã, o azeite, a salsinha, o orégano, o sal e o molho de soja e processe até que fique em consistência de pesto. Ou, para a primeira opção, corte a cebola e o alho bem picadinhos, em cubos bem pequenininhos. A salsinha e o hortelã também precisam ser bem picadinhos. Então, separe o resto dos ingredientes.
Depois que a batata cozinhou, esprema no espremedor de batata, ou amasse ela até que ela fique em ponto de "purê" e reserve. Agora, você vai trabalhar na Proteína Texturizada de Soja. Você vai pegar ela, com a mão mesmo, e espremer para tirar o excesso de água e conforme você vai espremendo, coloque em outra tigela e reserve. Com um garfo, você vai "soltar" o trigo para quibe, mexendo até ele estar em textura soltinha, igual fazemos com o arroz.
Agora, vamos misturar tudo! Mas em ordem. Em um grande bowl, coloque o trigo para quibe, em seguida coloque a PTS e misture. Coloque todo restante dos ingrediente, exceto a batata, e misture. Por último, adicione a batata aos poucos, e com a mão, vá incorporando ela no estante dos ingredientes até que consiga fazer bolinhas. Pode ser que você não precise usar toda a batata ou talvez você precise de mais (não acredito, mas pode acontecer.) O importante é que quando você consiga fazer bolinhas.
Depois disso, vamos fazer bolinhas de aproximadamente 25g cada. No total, vão dar aproximadamente 73 bolinhas. Para "fritar", vamos usar Air fryer, mas você também pode assar. Não recomento fritar no óleo!
Para "fritar" na Air fryer, selecione a temperatura de 190ºC e frite por 25 minutos. Você pode spray óleo de avocado ou azeite sobre as bolinhas, ou colocar sem óleo mesmo. Verifique os quibes depois de 10 minutos, chacoalhe a bandeja para que eles mudem de posição, assim eles ficaram douradinhos de todos os lados.
Para assar, preaqueça o forno a 190ºC. Em uma forma com papel manteiga, coloque as bolinhas de quibe com o espaço de 1 dedo cada e leve ao forno pro aproximadamente 40 minutos, ou até que o quibe esteja levemente douradinho.
Para congelar, em uma forma com papel manteiga, coloque as bolinhas de quibe com o espaço de 1 dedo cada e leve ao freezer por 6 horas ou até que eles estejam firmes. Depois disso, coloque eles em um saco Ziploc ou em uma tigela, que possa ir ao freezer, de sua preferência. Os quibes podem ficar no congelador por até 3 meses e na geladeira por até 2 dias.