Hoje vou compartilhar uma receita daquelas receitas que podemos fazer com muitos dias de antecedência. Quibe!
Essa versão é vegana e mais saudável se comparar com o original. É ótimo para aquelas pessoas que não podem consumir muita gordura, para aquelas pessoas que querem reduzir a quantidade de carne da dieta, para os vegetarianos e os veganos, para aqueles que não tem carne moída na geladeira mas ainda sim, quer comer quibe, ou seja, para todo mundoooo! E confia em mim, ninguém sentirá falta de carne nesse quibe. Ele é tão parecido com o original que ninguém vai nem notar. Muitas pessoas (amigos e família) que comem carne já experimentou esta receita e não sentiram a falta da carne, e não foi algumas pessoas não, foram muitas e alguns até comeriam cru de tão bom que é. Hahaha…
A receita é fácil de fazer, porém, há muitos passos a ser seguidos para que esta receita dê certo. Uma delas é o planejamento. Gerenciar o tempo nesta receita é crucial, uma vez que cada passo demora muito tempo, por exemplo, o trigo para quibe e a proteína de soja texturizada, tem que ficar de molho por 30 minutos, ou seja, muito tempo. O que pode ser feito é cozinhar a batata ao mesmo tempo. Enquanto eles estão marinando, hidratando e cozinhando, você faz a outra parte da receita, ou seja, cortando ou processando os ingredientes.
Outra coisa é, para dar o ponto desse quibe vamos usar a batata. Quando estivermos misturando a batata no resto dos ingredientes, seria interessante ir adicionando aos poucos, porque, pode ser que, você não venha usar toda batata. Você vai adicionar a batata até dar o ponto certo, que é o ponto em que você consiga fazer a bolinha. Também, na hora de fazer a bolinha, você não pode fazer com todo o vigor como se faz com a versão que tem carne, pois essa versão é mais macia e delicada. Então, tem que enrolar com delicadeza. São essas coisas que pode dificultar um pouco a receita, mas não é difícil de fazer, só leva tempo.
Essa receita é excelente como aperitivo, ou para festa de aniversário ou qualquer outro tipo de festa que tenha “finger foods”. O bom dela é que ela pode ser feita com antecedência, ou seja, você pode fazer e congelar por até por três meses.
Você também pode fazer esta receita e deixar congelada para quando você receber visitas inesperadas, você já tenha algo pronto para servir.
Os ingredientes desta receita são:
- Batata
- Trigo para quibe
- Proteína testurizada de Soja (PTS) ou Proteína vegetal texturizada(PVT).
- Limão
- Molho de Soja
- Cebola
- Alho
- Salsinha
- Hortelã
- Oregano
- Azeite de Oliva extravirgem
- Sal
Substituições para esta receita são:
Proteína Texturizada de Soja: Pode ser substituída por proteína vegetal texturizada. Nunca testei com aquelas carnes veganas, então não sei se daria certo.
Batata Inglesa: Pode ser substituída por batata doce ou batata asterix. Não tentei com mandioca ou com mandioquinha, então não sei se funcionaria.
Molho de Soja: Você pode substituir por Coco Aminos.
Hortelã: Nesta receita eu estou usando hortelã fresco, pois dá ainda mais aquele gostinho do quibe original. Mas você pode usar o hortelã seco, caso você não tenha o fresco. Mas isso pode alterar um pouco o sabor.
Orégano: Eu usei o seco porque era o que eu tinha, mas, com certeza, o fresco é bem melhor e dá um sabor maravilhoso para esse quibe.
Azeite de Oliva Extra Virgem: Usei azeite na massa, mas para “fritar” na air fryer, eu usei óleo de avocado em spray. Mas não é necessário ser spray, você pode pincelar ou com a mão mesmo esfregar o óleo nos quibes. Se não for fácil achar óleo de avocado onde você mora, pode usar o azeite mesmo.
Sal: Eu usei o Sal Kosher, mas você pode usar o sal que você tem, mas eu adicionaria um pouquinho menos do que a receita pede. Você pode experimentar a massa antes de fazer as bolinhas, se precisar de mais sal, vá adicionando aos poucos para não salgar demais. Certifique-se de que você misture bem a massa, assim o sal estará espalhado igualmente.
Eu comentei acima que este quibe é mais delicado e mais macio. O motivo é que usamos batata pra dar a liga e pra deixar macio por dentro quando “fritarmos” ou assarmos. Assim, fica crocante por fora e macio por dentro.
O quibe leva em torno de 25 minutos para air fry ou de 30 a 40 minutos assando. Isso pode levar mais tempo, depende do seu forno. Esta receita dá cerca de 73 quibes de aproximadamente 25g cada. Você pode dobrar a receita ou triplicar se quiser. Espero que goste!
Te desejo saúde!
Fernanda 🙂
Quibe Vegano
FernandaIngredients
- 900 g Batata inglesa, cortadas em cubos (8 batatas médias aproximadamente)
- 220 g Trigo para quibe (1 1/2 xícara aproximadamente)
- 100 g Proteína texturizada de soja ou PVT (1 xícara aproximadamente)
- 1 unid. Limão (Mais um para servir - opcional)
- 2 cs Molho de soja (Shoyu macrobiótico ou sem glutamato monossódico)
- 1/2 unid. Cebola, bem picadinha (50g aproximadamente)
- 4 unid. dentes de alho
- 3 a 4 ramos Salsinha
- 20 folhas Hortelã
- 1 cs Orégano
- 1 cs Azeite de Oliva extra vigem (Mais um pouco para air fry/assar eles)
- 1 cc Sal Kosher (ou mais se quiser bem salgadinho)
Instructions
- A primeira coisa que vamos fazer é pré preparar tudo! Aqueça 1 litro de água para hidratar o trigo para quibe e marinar a proteína texturizada de soja (PTS). Enquanto a água esquenta, comece a cortar as batatas. Conforme você vai descascando elas, coloque-as em uma tigela com água, em temperatura ambiente ou fria, assim elas não irão oxidar. Depois de descascá-las, corte-as em cubos médio, e volte elas para a tigela de água e reserve. Certifique-se de que o tamanho seja consistente, assim elas cozinharam igualmente.
- Em uma tigela, coloque o trigo para quibe, e cubra (até o nível do trigo)com a água quente que você colocou pra aquecer antes. Deixe descansar por 30 minutos. E também coloque a água quente no PTS ou PVT. No PTS você não precisa medir a quantidade de água, coloque mais ou menos até 2 dedos de água acima do PTS. Logo em seguida, adicione na tigela de água e PTS, 1 colher de sopa de molho de soja e o limão. E deixe, também, descansar por 30 minutos.
- Agora vamos cozinhar a batata. Remova a água das batatas, enxágue com água corrente, e coloque-as em uma panela e adicione uma água, em temperatura ambiente, até uns dois dedos acima das batatas. Leve-as ao fogo para cozinhar. Cozinhe até que elas estejam macias. Vai levar em torno de 30 a 40 minutos.
- Enquanto isso, vamos preparar os outros ingredientes. Aqui você terá duas opções, cortar os ingredientes ou processá-los em um processador de alimentos. Se você escolher a segunda opção, coloque no processador a cebola, o alho, o hortelã, o azeite, a salsinha, o orégano, o sal e o molho de soja e processe até que fique em consistência de pesto. Ou, para a primeira opção, corte a cebola e o alho bem picadinhos, em cubos bem pequenininhos. A salsinha e o hortelã também precisam ser bem picadinhos. Então, separe o resto dos ingredientes.
- Depois que a batata cozinhou, esprema no espremedor de batata, ou amasse ela até que ela fique em ponto de "purê" e reserve. Agora, você vai trabalhar na Proteína Texturizada de Soja. Você vai pegar ela, com a mão mesmo, e espremer para tirar o excesso de água e conforme você vai espremendo, coloque em outra tigela e reserve. Com um garfo, você vai "soltar" o trigo para quibe, mexendo até ele estar em textura soltinha, igual fazemos com o arroz.
- Agora, vamos misturar tudo! Mas em ordem. Em um grande bowl, coloque o trigo para quibe, em seguida coloque a PTS e misture. Coloque todo restante dos ingrediente, exceto a batata, e misture. Por último, adicione a batata aos poucos, e com a mão, vá incorporando ela no estante dos ingredientes até que consiga fazer bolinhas. Pode ser que você não precise usar toda a batata ou talvez você precise de mais (não acredito, mas pode acontecer.) O importante é que quando você consiga fazer bolinhas.
- Depois disso, vamos fazer bolinhas de aproximadamente 25g cada. No total, vão dar aproximadamente 73 bolinhas. Para "fritar", vamos usar Air fryer, mas você também pode assar. Não recomento fritar no óleo!
- Para "fritar" na Air fryer, selecione a temperatura de 190ºC e frite por 25 minutos. Você pode spray óleo de avocado ou azeite sobre as bolinhas, ou colocar sem óleo mesmo. Verifique os quibes depois de 10 minutos, chacoalhe a bandeja para que eles mudem de posição, assim eles ficaram douradinhos de todos os lados.
- Para assar, preaqueça o forno a 190ºC. Em uma forma com papel manteiga, coloque as bolinhas de quibe com o espaço de 1 dedo cada e leve ao forno pro aproximadamente 40 minutos, ou até que o quibe esteja levemente douradinho.
- Para congelar, em uma forma com papel manteiga, coloque as bolinhas de quibe com o espaço de 1 dedo cada e leve ao freezer por 6 horas ou até que eles estejam firmes. Depois disso, coloque eles em um saco Ziploc ou em uma tigela, que possa ir ao freezer, de sua preferência. Os quibes podem ficar no congelador por até 3 meses e na geladeira por até 2 dias.
Rodrigo Rondelli diz
ótima receita
Fernanda Araujo diz
Obrigado! 🙂