Olá, bem-vindo ao meu blog. Meu nome é Fernanda. Minha missão aqui é compartilhar receitas vegetarianas deliciosas e saudáveis, bem como meu estilo de vida e minha história com o câncer e como eu superei isso. Mas primeiro, vou falar um pouquinho sobre mim para que me conheçam melhor.
Eu comecei este blog por volta de 2014 quando decidi compartilhar minhas receitas em geral. Nesta época eu ainda não era vegetariana. Mas, em 2026, eu decidi que queria ser vegetariana. Então, eu estava em transição para o vegetarianismo.
Como muitos, eu não conhecia muitos ingredientes, pois fui criada com “ingredientes básicos” e também não conhecia muitas técnicas para deixar a comida mais saborosa. Então, comecei a buscar muitos tipos de receitas vegetarianas. Mas quase nunca encontrava algo saboroso. Nesta época, eu não fazia questão se a receita era saudável ou não.
Em 2015, fui diagnosticada com câncer de ovário. Por causa do tratamento de quimioterapia, eu não sentia muito o gosto dos alimentos. Eu lembro detestar alguns tipos de folhas como o agrião, por exemplo. Mas eu comia porque eu sabia que precisava de ferro, então me esforcei para comer, uma vez que meu paladar não estava tão bom, eu nem sentia ele tão amargo. Mas durante o tratamento, o agrião foi um dos alimentos que aprendi comer.
Como eu sempre tentava encontrar receitas na internet e quase não achava receitas que me agradavam, pois a maioria deles eram com proteína texturizada de soja (PTS) ou proteína vegetal texturizada (PVT), eu sempre desanimava de fazê-las. Comecei a usar mais legumes e vegetais. Mas ainda não achavam tão saborosos.
Em 2017, eu mudei para o Canadá. Cheguei aqui e tudo era novo, incluindo os ingredientes e as comidas. Experimentei vários sabores diferente como por exemplo, imitações de “carnes” como “Nuggets” ou “isca de peixe”. Ficava chocada com a semelhança de sabor e textura. Mas a maioria das comidas que eu encontrava aqui, que realmente eram saborosas, não tinham essas imitações de carnes.
O Canadá, especificamente Toronto, é um lugar multicultural. Existem vários restaurantes com comidas de todo o mundo aqui. Eu sempre me inspirava nestas comidas que eu comia para criar minhas próprias receitas.
Em 2020, eu comecei um curso de Culinary Management. Não era um curso de culinária vegetariana, pelo contrário, tive que fazer vários pratos com carne. E acredite só, isso me ajudou a desenvolver várias receitas usando técnicas que eu usava cozinhando pratos com carnes.
Uma coisa que aprendi é que cozinhar comida vegetariana gostosa, é preciso técnicas para trazer mais sabor ao prato e deixar os legumes saborosos.
Em 2018, decidi abrir um canal no YouTube para compartilhar minhas receitas, meu estilo de vida e minha experiência com o câncer de ovário. Fiz o meu primeiro post em Janeiro de 2018. Depois disso, o canal começou a crescer e mesmo um tempo sem postar nada, ele continuava a crescer. Isso me deixou muito feliz, pois estava ajudando as pessoas de alguma maneira.
Meu objetivo é compartilhar uma vida saudável com receitas saborosíssimas e cheia de de nutrientes e com boa aparência. Sendo algumas comidas frescas e outras confort food. Espero que gostem do conteúdo que compartilho aqui no blog, bem como dos vídeos lá do canal. Estou muito feliz que você está aqui. Seja muito bem-vindo!
Te desejo saúde,
Fernanda.