Risoto é um dos meus pratos favoritos, ele é fácil de fazer e nem vai tantos ingredientes assim. Claro que depende que tipo de risoto você está fazendo. Nesse risoto eu não uso manteiga, nem creme de leite, nem leite nenhum, o que é ótimo para que tem intolerância a lactose ou é vegano. E mesmo eu não usando nenhum destes ingredientes acima citado, ele ainda fica cremoso e saboroso.
O risoto é ótimo para fazer em dias frios, ou para fazer naquele jantar especial, ou fazer para receber alguém especial na sua casa, e ótimo para aquele dia que você quer comer bem, mas não quer sujar tanta panela. Nessa receita eu uso somente duas. Pra ser mais exata, eu uso uma panela para o caldo e outra para fazer o risoto. Mas na maior parte do tempo, eu uso uma panela e uma frigideira bem grande, que é mais fácil de lavar. Hahaha.
Nessa receita eu uso um ingrediente muito bom pra saúde, que é a cúrcuma ou em outro nome, açafrão da terra. Eu uso ela nesta receita para dar uma cor amarelinha, que vai deixar o seu risoto mais bonito. Mas não use muito para não ficar com um gosto muito acentuado.
Eu estou usando cogumelo champignon e shitake, mas você pode usar outros cogumelos que você quiser, e até pode usar um tipo só, contanto que seja fresco e não aqueles cogumelos em conserva, pois eles vão dar uma textura diferente e o sabor não vai ser o mesmo.
Ingredientes:
1L de caldo de legumes
1 xícara de arroz arboreo
1/2 cebola picada
2 dentes de alho
7 cogumelos champignon (eu fiz uma mistura de champignon e shitake)
sal
1 pitada de pimenta do reino
1/2 colher(chá) de páprica defumada ou páprica
1 pitada de cúrcuma(açafrão da terra)
1 colher (sopa) de azeite
Modo de Preparo:
Em uma panela, coloque o caldo de legumes e aqueça até que comece a ferver, depois abaixe o fogo e deixei ainda aquecendo, para que esse caldo se mantenha quente até você acabar de fazer o risoto. Mas é importante que seja no fogo bem baixo. E detalhe, se esse tiver acabando, acrescente mais água na panela. Em outra panela, adicione o azeite e refogue a cebola até que ela fique dourada, mas não queimada, pois ela pode ficar amarga. E para a cebola dourar, conforme ela vai dourando e a panela secando, jogue um pouquinho do caldo e refogue mais um pouco, e faça esse processo até a cebola ficar dourada. Depois adicione o alho e deixa refogar por menos de um minuto e acrescente os cogumelos. Acrescente também um pouco de sal, pimenta, páprica defumada e refogue tudo. Se precisar jogar mais caldo, jogue aos poucos, no mesmo método da cebola. Então, acrescente o arroz arbóreo e a cúrcuma e mexa. Depois acrescente o caldo aos poucos, de concha em concha, e vá mexendo sempre, até que o arroz esteja cozido e cremoso. E tá pronto!
É desta forma que costumo fazer aqui em casa. Essa receita dá pra duas pessoas. Se for pra mais pessoas, dobre a receita. Espero muito que você consiga fazer e me conte como ficou.
Se você ainda não me segue nas redes sociais clica aqui para o Facebook e para o Instagram clica aqui. Cadastre o seu e-mail aqui no blog para você receber os novos posts direto na sua caixa de entrada. Conheça o meu canal no Youtube clicando aqui.
Obrigado pela visita!
Te desejo saúde.
Veja também:
Smoothie Verde
Batata Rústica Crocante
Couve-Flor Assada
Granola Fácil
Câncer de Ovário
Sintomas que senti – Câncer de Ovário
8 Hábitos saudáveis que mudaram minha vida
Leite Condensado de Leite de Côco
Olhando para o presente
Cuidado com uma vida ocupada demais!
Deixe um comentário