Olhar para o presente, nos dias de hoje, está muito difícil, pois estamos sempre ansiosos por tudo. Queremos tudo muito rápido, desde um simples trabalho até a comida. Sempre procuramos saber “como emagrecer mais rápido”, “como fazer tal comida mais rápida”, “como crescer o cabelo mais rápido”, “como ganhar dinheiro mais rápido” e etc. Por isso vivemos tão ansiosos, pois os resultados de tudo isso, precisa ser imediato.
Há algumas semanas, eu estava voltando do mercado com uma compra um pouco pesada. E naquele dia estava muito calor. A sensação térmica estava de 40 graus celsius, mas pra mim a sensação tava de 45 hahaha. E quando vem aquele calor da menopausa (quem não sabe da minha história, clica aqui) eu geralmente fico fraca. Não consigo ir muito longe, ou ficar em pé por muito tempo quando está muito calor. E ir embora daquele mercado foi um desafio pra mim. Aqueles 15 minutos se tornou uma eternidade. Eu queria chegar em casa num piscar de olhos. Mas nem sempre coisas que queremos com rapidez acontece. Cada passo que eu dava, eu olhava para frente e já me dava muita canseira, pois eu via que faltava muito tempo pra chegar e aquilo me causava ansiedade.
Comecei, então, olhar para trás, para ver se eu me animava do quanto eu ja tinha conseguido andar. Mas aquilo também não funcionou, pois, por mais que eu olhava pra trás para ver o quanto eu tinha andado, eu também sentia vontade de olhar para frente e ver o quanto ainda faltava.
Então, resolvi olhar para o chão, mas ainda olhando ao redor para ver se tinha gente vindo, para eu não trombar com a pessoa. hahaha. De repente, depois de olhar para o chão, percebi que tinha andado um bom pedaço do caminho e parecia que eu tava com mais energia. Então decidi que eu iria dar o melhor de mim para que eu andasse mais rápido. E me deu vontade de olhar para a frente um pouco para saber se eu estava chegando perto de casa. E pra minha surpresa, eu já estava bem perto.
Nessa caminhada, olhando para o chão, eu consegui andar mais rápido, sem perder tanta energia pois eu estava focada em dar os melhores passos para chegar ao meu destino, e me senti feliz porque eu coloquei o foco em olhar para aonde eu estava no momento. E isso me fez com que eu ficasse menos ansiosa.
Durante todo o caminho eu orei muito e também parei muito para beber água. Sim, levei água para beber no caminho pois eu sabia que estava quente aquele dia. E nessas orações eu pedia a Deus que ele me ajudasse a chegar em casa, mas que eu conseguisse passar por esse caminho, que foi muito longo esse dia, com sucesso. E além dEle me ajudar a chegar em casa, sem ansiedade, Ele ainda me ensinou que eu devo me preocupar em olhar para o presente, focar em fazer as coisas bem feitas agora, e não se preocupar com o que vai acontecer no futuro.
E não estou falando que fazer planejamento não seja correto, muito pelo contrário, planejamento é essencial, por exemplo, eu planejei levar minha água porque eu sabia que estava muito calor e que na volta eu iria precisar para me dar mais energia. De alguma forma isso foi um planejamento. Mas o que eu quero dizer é que, ficar ansioso não vai te levar mais rápido ao seu destino final.
Outra coisa é, o fato de você olhar o passado, não ajuda você a chegar mais rápido no seu destino. Ele te ajuda, somente, a ver quais foram os seus erros para que você não os faça novamente. E isso é bom, mas olhar exageradamente, pode te deixar cansada e você pode desanimar.
E olhar muito para a “frente” ou melhor, para o “futuro” também não vai te ajudar, pelo contrário, vai te deixar mais ansiosa(o) e você não vai curtir o caminho, o aprendizado, as bençãos que você está recebendo naquele momento. Como ser grato sem perceber o que está acontecendo ao nosso redor pelo fato de você estar olhando demais para o futuro? Não tem como!
Resumindo, olhar para trás(passado) te ajuda a não cometer mais os mesmo erros, mas pode atrapalhar se você olhar demais. Olhar muito para a frente(futuro), pode te deixar ansiosa(o), e isso também pode te atrapalhar a chegar no seu destino final. Quando o assunto é alcançar algo, é interessante que você foque em olhar para o presente, fazendo assim, as coisas bem feitas, deixando o caminho limpo, ganhando força, aprendendo muito, vivenciando experiências boas e ruins, e trazendo consigo as boas. É curtir o processo. É dar um passo de cada vez, olhando para não tropeçar.
Ansiedade é algo ruim. Um sentimento que nos atrapalha. Deus não quer que tenhamos ansiedade. Ele quer que nós colocamos todos os nossos problemas nas mãos dele. E Ele quer a nossa confiança. Ele sabe de tudo! Ele cuida de nós.
Eu vou deixar aqui embaixo, alguns versículos da bíblia, para que você leia e reflita sobre isso. Mas o que eu posso dizer para terminar esse post é, confia em Deus, mas de verdade. Ele está cuidando de você.
“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.”
Mateus 6:26-28
“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.”
Salmos 94:19
“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”
Mateus 6:27
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ”
Mateus 11:28-30
“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”
Mateus 6:31-34
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”
Isaías 41:10
pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
2 Coríntios 4:17
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Salmos 23:4
“Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.”
Salmos 34:4
“A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.”
Provérbios 12:25
“E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.”
Hebreus 13:6
“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”
Apocalipse 21:4
“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.”
Salmos 121:1,2
“No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.”
Salmos 56:3
“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
Filipenses 4:6-8
“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”
1 Pedro 5:7
Veja também:
Câncer de Ovário
As injustiças deste mundo são culpa de Deus?
Como foi minha reação quando eu recebi o diagnóstico de câncer.
Será que todo mundo conhece a Jesus?
O que é Fé?
Dos sonhos que se tem!
Deixe um comentário