Olá Pessoal, tudo bem? Como sempre, gosto de deixar receitas mais saudáveis e que não deixam de ser saborosa. Tento deixar a vida mais gostosa sem tirar o sabor e sem deixar a comida sem graça e o mínimo de industrializado possível. Pois é possível comer bem sendo saudável. O máximo que nós pudermos tirar de ruim da nossa alimentação melhor! E nada melhor do que deixar uma receita fácil e deliciosa, que é o molho de tomate.
Ingredientes:
14 tomates bem maduros
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de orégano
1 pitada de pimenta do reino
sal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Modo de Preparo: Corte os tomates em quatro partes, tire a tampinha (olhinho, umbigo, sei lá como chama a parte de cima do tomate…kkk :D, coloque nos comentários como você diz aí na sua cidade) e coloque os tomates no liquidificador e bata até virar um suco. Se não couber todos os tomates, que foi o meu caso, fiz esse processo vezes. E reserve o suco de tomate. Em uma panela, coloque o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho picado grosseiramente. Depois coloque o refogado da cebola com o alho no liquidificador com um pouco do suco do tomate, bata até tudo ficar homogêneo e volte para a panela com o restante do suco de tomate, e coloque o açúcar mascavo, a pimenta do reino, o orégano e o sal. Eu não coloquei a quantidade de sal, pois é a gosto, e eu usei 1 colher (chá) de sal do himalaia, mas você pode usar o sal marinho. E deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos e mexa algumas vezes para não grudar no fundo da panela. Caso o tomate não seja orgânico, é interessante que você retire a casca do tomate. Para retirar a casca do tomate, é só pegar a faca e fazer um “X” ou uma “cruz” na parte debaixo do tomate e colocar em água fervendo por 30 segundos e depois colocar em água fria com gelo para parar o cozimento e assim, você consegue retirar a casca daquele ponto em que você cortou em formato de “X” é só puxar a casca. Detalhe, na hora em que você for bater os tomates no liquidificador, não é necessário colocar água. Você também pode ao invés de refogar a cebola com o alho, você pode colocar tudo junto no liquidificador a cebola e o alho com o tomate, e colocar o azeite na hora em que estiver cozinhando. Se você quiser o molho mais grosso, ao invés de bater no liquidificador, você pode picar o tomate grosseiramente e refogar com o alho e a cebola picadinhos. Para armazenar, eu coloquei em postes de vidro, e armazenei na geladeira por 3 a 4 dias. Você pode congelar em pequenas porções e colocar no congelador por até 3 meses. Para descongelar, eu posso aquecer em uma panela em fogo baixo ou no microondas.
Vou deixar algumas fotos que tirei durante o processo:
Espero que vocês gostem! É muito saboroso.
Se gostou do post, curta e compartilhem com os amigos e família. Me siga nas redes sociais Facebook e Instagram. Siga também o blog, cadastre seu e-mail para receber os posts recentes.
Obrigado pela visita!
Te desejo saúde.
Abraços!
Fernanda Araujo
Deixe um comentário