Algumas pessoas fazem muitas perguntas a respeito da minha dieta vegetariana, se como só alface, ou se eu como peixe também e etc. Hoje vou explicar o porquê sou vegetariana e o que eu como.
Primeiro de tudo quero falar que há quatro tipos de vegetariano. Aquele que é Ovolactovegetariano, que como o nome diz, esse vegetariano não como nenhum tipo de carne (carne de vaca, frango, porco, mariscos e peixes) mas come ovos e produtos que contém ovos, como bolos, panquecas e etc., e produtos lácteos como iogurte feito com o leite da vaca, queijos e etc. Existe também os Lactovegetarianos, que é parecido como o ovolactovegetariano, mas não comem ovos e nada que contém ovos, porém comem produtos lácteos. E o Vegetariano Estrito que não come nenhuma carne como os citados acima, nem ovos e nem produtos derivados do leite, sendo assim, o Vegetariano Estrito come somente frutas, legumes, verduras, cereais e nozes e etc. (o “somente” foi até irônico, pois é muitas opções de legumes e vegetais.) E tem os Veganos, que é bem parecido com os vegetarianos estritos, mas eles têm uma filosofia diferente, eles não consomem nada de origem animal, incluindo o mel, bolsas e sapatos de couro, e tudo que tenha sido feito com alguma coisa de origem animal.
Minha dieta atual é ovolactovegetariana pelo fato de consumir produtos que contém ovos e produtos derivados de leite. Mas a minha meta é chegar a ser vegetariana estrita. Estou na luta ainda.
Bom, o início da minha dieta foi por causa de saúde, pois vi alguns documentários, li alguns livros, e a Bíblia foi o que pesou mais ainda nessa decisão, pois passou a ser tanto por saúde quanto pelo lado espiritual. Calma, não ser vegetariano não é pecado não viu?! Rs…É porque eu sou criacionista e acredito que essa foi a alimentação inicial do ser humano (e a melhor), mas que mudou por alguns motivos, e teríamos que fazer um post só falando sobre isso, pois é muita coisa. E ainda acredito no Grande Conflito, aquela briga entre o bem e o mal, e sim, quer você acredite ou não essa briga acontece, e dentro da sua mente. E por causa disso eu deveria me tornar vegetariana, mas é claro, vegetariana estrita, mas como disse acima, ainda vou chegar lá. Óbvio que o fator animais mexeu comigo também pois, não é igual antigamente em que cada um tem o seu gado ou ia pescar o seu peixinho, hoje as coisas estão em grande escala e isso já começa afetar até o ecossistema.
Eu nunca achei que um dia seria vegetariana, até que um dia antes de ver qualquer documentário ou ler livros a cerca do assunto, eu passei a ter nojo de carne vermelha por causa que as carnes que eu comprava estavam vindo com mau cheiro ou estava com algum gosto horrível, ou algum outro problema que sempre me fazia pensar sobre o assunto. E como muitos, eu tinha também esse preconceito de que quem come carne não comia direito. Foi aí que comecei minhas pesquisas e durante esse processo, comecei a ter nojo do frango, pelos mesmos fatores citado acima, e por ultimo do peixe, daí eu já não tinha mais alternativa ao não ser estudar sobre o assunto e virar vegetariana. Foi aí que eu li um livro que me influenciou muito que é livro “Conselho sobre regime alimentar” juntamente com o livro “O Grande Conflito” que me fez entender a ligação entre alimentação e o lado espiritual. E depois assisti alguns documentários e etc. Ainda continuo pesquisando sobre o assunto e não porque tenho dúvida, mas para me ajudar a chegar na minha próxima meta que é ser vegetariana estrita.
Os benefícios de ser vegetariana são muitos, sendo um deles eu diria o melhor que é emagrecer, e também a digestão é mais fácil e mais leve, você ganha clareza mental, você começa a se preocupar mais com o que você come, começa a ler mais os rótulos e faz escolhas melhores e Eu no caso entendi que o meu corpo é o templo do Espírito Santo, que eu precisava alimentá-lo só com o que é bom.
Claro que ser vegetariano nem ser é ser saudável como alguns julgam. Até porque comer só pão e batata fria não é nada saudável, é necessário que você coma legumes, frutas e verduras, e também cereais e nozes.
Uma pergunta muito frequente é o que eu como, e a minha resposta é sempre essa: “Tudo, menos carne!” E é verdade, o mito de que vegetariano não come nada não é verdade. Tem muita coisa de origem vegetal que às vezes você fica perdido do que fazer porque é uma infinidade de coisas. Ok, eu como quase tudo pois, tem vegetais que eu detesto e tudo bem por isso pois, existe pessoas que comem carne e não gosta de todos os tipos de carne, isso é normal, são gostos.
Aí tem alguns desafios em ser vegetariano, e a primeira delas é o social, quando você precisa sair com os amigos ou com a família às vezes não há nenhuma opção vegetariana no cardápio além de batata frita. Aqui no Canadá é muito mais fácil você ser vegetariana, todos os lugares aqui tem opções vegetarianas, o que infelizmente não acontece no Brasil, exceto em cidades grandes como São Paulo, Salvador, Curitiba e etc. Óbvio que há pequenas cidades que já estão tendo opções vegetarianas, mas a maioria ainda não tem. O segundo desafio é se manter saudável, pois o vegetariano tem que ter um prato colorido, e as vezes na correria do dia a dia você acaba comendo pão, batata, queijo e etc. E isso não é tão saudável assim.
Enfim, esse post não é pra fazer você virar vegetariano, ou que você vai para o céu ou não, até porque isso não é requisito para você ir para o céu ou não, é somente para compartilhar o porque sou vegetariana, os meus desafios e as minhas crenças.
Espero que vocês tenham gostado e me contem se vocês já tiveram a vontade de se tornar vegetariano, ou se vocês só têm a vontade de se alimentar melhor. Deixe suas respostas nos comentários, vou adorar saber.
Veja também:
Smoothie de Frutas Vermelhas
Granola
Pão de queijo sem queijo
Iogurte Caseiro sem leite
Molho de Tomate Fácil
Leite de Côco
Chips de Batata (Assado)
Tomate Cereja Assado
Batata Rústica Assada
Quibe Fácil
DINORÉ T CASSOLATTO diz
Estou muito feliz por você DEUS YE ABENÇOE ❤❤❤
Fernanda Araujo diz
Obrigado Dinoré! Deus abençoe você também.