Hoje quero mostrar para vocês como eu faço leite de côco. Esse leite é excelente para quem é intolerante a lactose e para quem quer reduzir ou até mesmo parar de consumir leite de vaca. Os benefícios do côco são muitos, e esse leite pode ser usado em sobremesas, em receitas salgadas e você pode beber puro mesmo. Com um sabor delicioso, fácil de fazer e sem ser industrializado.
Quando eu estava em tratamento (Quimioterapia) eu evitei ao máximo o consumo de leites e derivados e esse leite me salvou em muitas receitas. Até hoje, tento ao máximo evitar o consumo de leite, mas isso é assunto para outro post.
Ingredientes:
1 Côco seco (Polpa)
750ml de água quente (se você preferir o leite mais fino coloque 1 litro de água)
Modo de Preparo: Retire toda a água do côco seco, de marteladas no côco até abrir. Separe a casca da polpa com o auxílio de uma faca (mas tome CUIDADO para não se cortar – use uma faca sem ponta, ou tente retirar com uma colher). Em um liquidificador coloque a polpa de 1 côco e a água quente e bata por 3 minutos. Espere ficar morno para não se queimar na hora de coar o leite. Depois, coe o leite com o auxilio de uma peneira e um pano de prato, ou com coador de café de pano. E pronto!
Nota: Você também pode usar côco ralado fresco. O côco ralado seco pode não ficar tão saboroso quanto o fresco, mas você pode substituir pelo côco ralado seco também, mas use menos água. Você pode tentar tirar a casca do côco colocando ele no forno. Você tira a água dele e coloca em uma assadeira e leva para o forno preaquecido a 220ºC por 15 minutos, ou até rachar, depois coloque em um pano de prato e dê marteladas para acabar de abrir. Eu prefiro não fazer desta forma pois, toda vez que eu faço desse jeito eu sinto que o côco dá uma ressecada, e eu quero aquela gordura do côco mesmo. Se você quiser o leite bem branquinho, retire a casca marrom da polpa. Eu sempre tiro a casquinha. Mas se você quiser deixar a casca não tem problema, não altera em nada no sabor, somente a cor que não fica tão branquinho. Você pode deixar o leite de côco na geladeira por até 5 dias. De um dia para o outro ele vai se dividir em 2 partes, a parte de cima vai estar mais firme e gordurosa e a parte de baixo mais aguada. A parte de cima é a gordura do côco e eu já usei essa parte de cima do leite para fazer danone, pode usar até como substituto do creme de leite. Mas você pode aquecer ou até mesmo misturar as duas partes que elas voltaram ao normal e você pode consumir normalmente. Você também pode dar sabor ao seu leite colocando baunilha, canela, cravo, o que você quiser, mas eu prefiro puro mesmo. Eu gosto do leite concentrado, por isso coloquei 750ml, mas se você gosta do leite mais fino, você pode adicionar mais água. É importante que seja água filtrada. Ao fazer o leite de côco, você terá no final côco ralado. Na hora que você passa pelo coador de pano ou pela peneira bem fina com o auxilio de um pano de prato, sobrará resíduos do côco. Por mais esse motivo é que eu tiro a casca marrom da polpa. Você pode pegar esse côco ralado e guardar na geladeira por até 4 dias ou congelar. Você pode também secar esse côco ralado colocando em uma assadeira e levando ao forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos, tirando sempre de 10 em 10 minutos para mexer. Ou secar ele na frigideira, que é mais rápido, coloque o côco na frigideira e leve em fogo baixo por mais ou menos 20 minutos, mexa até ficar sequinho. Você pode guardar em pote fechado por até 3 semanas, e também pode triturar no liquidificador depois de seco para virar farinha. Com o côco ralado, você pode fazer diversas receitas, como bolo de côco, beijinho, entre outros. E se você fizer a farinha de côco, você pode enriquecer receitas de bolos, pavês e etc.
Vou deixar algumas fotos aqui embaixo de como eu fiz.
Novas fotos abaixo:


Esse leite não é caro e é fácil de fazer. Espero que goste. Se você fizer, me conta como ficou.
Se gostou do post, curta e compartilhem com os amigos e família. Me siga nas redes sociais Facebook e Instagram. Siga também o blog, cadastre seu e-mail para receber os posts recentes.
Obrigado pela visita!
Te desejo saúde.
Abraços!
Fernanda Araujo
Deixe um comentário