Viagem feita em 2014, hoje vou falar do dia em que vi as cataratas do Iguaçu. Sempre quis conhecer aquele lugar, e já digo que foi maravilhoso.
Ficamos na cidade de Foz do Iguaçu e lá faz fronteira com o Paraguai e a Argentina e aproveitamos para conhecer esses lugares também.
Esse é o Duty Free Shop que fica em Puerto Iguazu/Argentina. E não tenho fotos do Paraguai. 🙁
No outro dia fomos conhecer as tão famosas Cataratas do Iguaçu. Na verdade você entra no Parque Nacional do Iguaçu , lá você tem várias coisas para fazer, inclusive eu e o maridão fomos no Macuco Safari, uma das maiores aventuras dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Com aventura desde o começo do passeio, o Macuco Safari inicia com uma trilha na mata atlântica, percorrida em carreta puxada por carro elétrico, que permite uma visão geral de todo o cenário. Durante o percurso pela selva, guias explicam sobre a fauna e da flora do Parque.
A segunda etapa, um trecho de 600 metros para quem tem disposição e energia, leva o grupo numa caminhada pelas trilhas que conduzem a cachoeira batizada de Salto Macuco. No caminho podem ser observadas orquídeas, palmitos, bromélias, árvores centenárias, além dos animais silvestres, que de vez em quando atravessam a trilha, animando ainda mais o passeio.
Para a aventura dentro d’água o parque disponibiliza barcos infláveis, seguros e eficientes, fabricados de acordo com as necessidades do percurso. Os corajosos aventureiros são levados para sentir o poder das quedas debaixo das Cataratas do Iguaçu, mas não sem antes receber coletes salva-vidas.
Tudo pronto, o barco sobe o rio atravessando o cânion, enfrentando a correnteza, numa velocidade média que permite a apreciação da paisagem.
O “banho de cachoeira” é indescritível, a neblina e água em profusão pontuam o espetáculo que tem seu ponto alto nos saltos batizados “Três Mosqueteiros”. O piloto aproxima a embarcação para proporcionar um rápido e divertido banho, onde todos saem encharcados. A sensação de estar literalmente embaixo de uma das quedas é indescritível, é como lavar a alma e se sentir renovado.
Dica – Procure usar roupas e calçados confortáveis, leve água e se não quiser ficar molhado depois do banho, coloque na bolsa outra muda de roupa e uma toalha. Porque vai molhar e muito. 😀
(Fonte: Cataratas do Iguaçu)
Existem outros atrativos no parque, se você quiser saber mais clica Aqui.
Cataratas do Iguaçu
A palavra Iguaçu significa “água grande“, na etimologia tupi-guarani. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.
O rio Iguaçu mede 1200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1900m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um número superior a 100 nos períodos de média vazão.
A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m³ por segundo, variando de 500 m³/s nas ocasiões de seca a 8.500 m³/s nas cheias. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.
Os principais saltos são 19, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.
(Fonte: Cataratas do Iguaçu)
Amamos esse lugar e com certeza seria um lugar que eu voltaria para ver tudo isso novamente.
Deixe um comentário