Hoje quero falar sobre sonho. No post anterior eu disse que eu estava indo para o Canadá e esse era um dos sonhos que tinha e que planejei muito para estar onde eu estou. E claro, essa jornada so está começando.
Tem uma música muito famosa, que diz: “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém. Tem gente que machuca os outros, tem gente que não sabe amar, mas eu sei que um dia a gente aprende…” e a música ainda fala: “Quem acredita sempre alcança!“. Lógico que não concordo com a música inteira, mas não foi disso que vim falar aqui.
O que eu quero deixar aqui pra muitos que tem sonhos assim como eu, deve, primeiro de tudo, pensar se realmente é isso que você quer. E segundo, pensar que, há sonhos mais fáceis e sonhos mais difíceis, e nos mais difíceis e talvez a longo prazo, você vá passar por muita coisa e muitos palpites, e você tem que se perguntar se está disposto a passar por isso.
Quando falo isso não é para te desmotivar, muito pelo contrário, quero te motivar agora a realizar seu sonho, mas antes, porém, quero que você seja realista e saiba que tudo há um sacrifício e você tem que pensar muito sobre isso.
Vou dar “dicas” em outro post de como você realizar os seus sonhos, mas neste post, quero que você saiba que, é possível sim realizar o seu sonho, mas primeiro, você tem que querer realizar, uma vez que sonhar é uma coisa, realizar é outra totalmente diferente. E digo isso porque, muitos sonham, mas poucos realizam.
Para por em prática, é necessário muito planejamento e quase sempre, muito dinheiro. Mas quero te encorajar agora em, antes de planejar qualquer sonho que você tenha, faça como eu fiz. Antes perguntei a Deus, se meu sonho era o sonho dele, porque se não fosse, eu saberia que não daria certo, ou até daria, mas eu não seria feliz. Então pergunte ao criador de todas as coisas, pergunte a Deus: “Realmente vale a pena? O meu sonho é o seu?” Porque ele sabe se é um sonho mesmo, ou se é uma vontade passageira. E então você com certeza é posto a prova, talvez de tempo, ou talvez de algo que você não possa fazer, mas que Deus pode e daí entra a fé, mas isso é outro assunto.
Deus pode te responder de várias formas, mas tome cuidado com essas “várias formas”. Mantenha-se em oração constante para que você, com sabedoria, possa reconhecer se é realmente da vontade de Deus o seu sonho. Claro que você não vai esperar a eternidade para ver se é ou não sonho de Deus para sua vida. Peça a Deus para colocar ou tirar do seu coração o seu sonho. E outra coisa, não siga seu coração NUNCA! Seu coração é enganoso(Jeremias 17:9). E mesmo se não conseguir ouvir Deus, desligue-se do mundo, talvez assim você possa ouvir Deus.
Depois disso, faça o planejamento, coloque tudo no papel, e saiba o quanto irá gastar em tempo e em dinheiro e o prazo disso tudo. E continue ORANDO, sempre! Faça o que é necessário para conseguir o seu sonho, mas não seja desosnesto. Talvez seu sonho é mudar de País, talvez é casar, ou quem sabe comprar uma casa, ou arranjar um emprego dos sonhos, mas será que você está você está se dedicando um pouquinho para realizar de verdade o seu sonho? Será que você está disposto a deixar tudo e sair do seu País de origem? Será que você está disposto a viver debaixo do mesmo teto com uma pessoa que pensa diferente de você e que foi criado em família que tem outros costumes, para sempre? Será que você realmente está disposto a guardar dinheiro, economizar o que puder para comprar a casa dos seus sonhos? Será que você está disposto a se esforçar o suficiente para arranjar trabalhos voluntários para ganhar experiência e não ganhar nada de salário para se qualificar melhor para talvez ter o emprego dos seus sonhos?
Eu não sei qual é o seu sonho, mas Deus sabe e Ele pode te guiar para o caminho certo. Mas você tem que colocar Deus em primeiro lugar em sua vida. E já digo que realizar sonhos não é fácil. Muitos irão te desanimar, te colocar para baixo, rir da sua cara, dizer que os sonho deles não deram certo e o seu também não vai dar, vão querer que você viva os sonhos deles, vão falar que você é louco, vão dizer que é impossível, e muito mais coisas que são desnecessárias ouvir.
Mas não fique bravo, triste ou irritado com essas pessoas, elas só fazem isso porque não sabem lidar com quem tem uma coragem que talvez elas gostariam de ter. Elas talvez dizem coisas por preocupação, isso não significa que elas são ruins. Esse tipo de pessoa, talvez, esteja limitado em realizar os sonhos delas por alguma barreira que elas mesmos estão colocando na vida delas, como por exemplo, o orgulho, a inveja e etc. Elas às vezes nem sonham porque talvez acham que não conseguem realizar. Então não fiquem magoados com essas pessoas, pelo contrário. Ajude essas pessoas para que elas consigam sonhar também, e se, ainda sim não conseguirem exito, se afaste dessas pessoas, mas se não der para se afastar, que as opiniões dessas pessoas entre em um ouvido e saia em outro. Há pessoas que vivem o sonho dos outros, você pode viver o seu!
Quero que você saiba que é possível realizar os seus sonhos, mas nunca se esqueça de que o importante é, nunca sair do caminho correto, do caminho que te leva ao céu. Porque se for para te levar a um caminho que não te leva ao céu, então não vale a pena.
E como diz a música:”Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem”.
Abraços.
Fernanda Araujo
Deixe um comentário