“Cinnamon Rolls” também conhecidos por “Cinnamon Bun” é tipo uma rosca no qual o recheio é feito com açúcar mascavo e canela. É praticamente uma massa de pão doce com o recheio que citei acima. Geralmente você encontra o “Cinnamon rolls” em cafés e até em shoppings aqui no Canadá. Também nos EUA, claro! A tradução seria, basicamente, “rolos de canela”. Essa rosca ou rolos de canela, têm origem sueca. Eu amo canela, então essa “rosca” ou “rolos de canela” é muito gostoso para tomar com um delicioso chazinho.
Geralmente o “Cinnamon rolls” leva ovos, leite, manteiga, farinha branca e açúcar refinado. Mas o meu não leva nenhum desses. Então vou passar os ingredientes para vocês.
Cinnamon Rolls
Ingredientes:
Para a massa:
8g ou 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 1/2 colher (sopa) açúcar mascavo ou mel
2 colher (sopa) de óleo de côco
1 xícara de água morna
2 xícaras (266 gramas) de farinha de trigo integral (eu usei farinha integral orgânica) + um pouco para enfarinhar a superfície em que você irá sovar a massa
Para o recheio:
1/2 xícara de açúcar mascavo ou açúcar de côco
1 colher (sopa) de canela
Óleo de côco para espalhar na massa
Para a calda(Opcional):
1/2 xícara de água
6 colheres de sopa de açúcar demerara
Modo de Preparo:
Em uma batedeira, coloque todos os ingredientes, menos a farinha, pois nós vamos adicionar ela aos poucos. E ligue a batedeira em uma velocidade baixa e vá adicionando a farinha aos poucos. Depois que colocou toda a farinha, deixe a batedeira sovando até desgrudar da vasilha. Se depois de 5 minutos batendo ainda não desgrudou, coloque mais 1 colher de farinha e se espere mais um pouco. Vá fazendo isso se ainda necessitar de mais farinha. Mas não coloque muito para a massa não ficar dura quando assar!
E pra quem não tem batedeira, em uma vasilha, coloque a água morna, o fermento e o açúcar, mexa e cubra essa vasilha com um pano de prato e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, em uma outra vasilha, coloque a farinha de trigo integral e o óleo de côco e misture. Passado os 10 minutos da mistura do fermento com a água e o açúcar, você já vai ver que o fermento já está ativado, então, coloque essa mistura na vasilha da farinha e mexa até que você não consiga mexer mais com a colher. Então, em uma superfície limpa, coloque um pouco de farinha integral e coloque a massa por cima dessa farinha, jogue mais um pouquinho de farinha por cima e comece a sovar. Você vai sovar por exatamente 8 minutos. Pode ser que durante esse processo você vai precisar jogar um pouco mais de farinha, mas antes disso, mesmo que estiver grudando na mão, sove os 8 minutos e então se ainda precisar de mais farinha, você adicione. A massa tem que desgrudar da sua mão. Agora com a massa sovada, deixe ela descansar por 30 minutos.
Para o recheio do cinnamon roll, em uma vasilha, coloque o açúcar mascavo e a canela, misture e reserve. Depois que a massa descansou, em uma superfície limpa, coloque um pouco de farinha de trigo integral e a massa por cima dessa farinha e tire o ar da massa, pressionando com a mão e então jogue, novamente, um pouquinho de farinha por cima dela e pegue um rolo de macarrão e abra a massa numa espessura fina, mas não muito. Passe óleo de côco, espalhando uniformemente, até que a massa esteja toda coberta pelo óleo de côco. Depois salpique o açúcar com canela por cima, até que toda a massa esteja coberta. Então, enrole a massa como se fosse um rocambole. Corte a massa com a largura de, aproximadamente, dois dedos e posicione esses rolos de canela em uma forma untada com óleo de côco, mas não coloque eles tão grudados, pois a massa ainda irá crescer mais um pouco, e cubra com pano de prato úmido e deixe descansar por 20 minutos. Faltando 10 minutos para acabar de crescer a massa, já vai pré aquecendo o forno a 180˚C. Depois dos 20 minutos, leve ao forno a 180˚C por aproximadamente 25 minutos ou até que a massa esteja douradinha e sua casa cheirando canela! O tempo pode variar de forno pra forno. Então, retire do forno e deixe a massa esfriar. E essa parte de esperar é a mais difícil. Hahaha…
Enquanto isso, você pode fazer a calda, mas é totalmente opcional. Em uma panela ou uma leiteira, coloque a água e o açúcar e deixe ferver por uns 5 minutos ou até reduzir um pouquinho. E pronto. É só selar os seus rolinhos de canela pincelando essa calda por cima. O papel dessa calda é deixar o seu cinnamon roll hidratada. Aqui eles chamam esse método de “glazed”. E pronto! É só se deliciar com esses rolinhos de canela, que são maravilhosos.
Espero que faça aí na sua casa e que dê certo. Não se esqueça de me contar aqui nos comentários se você gostou.
Se você ainda não me segue nas redes sociais clica aqui para o Facebook e para o Instagram clica aqui. Cadastre o seu e-mail aqui no blog para você receber os novos posts direto na sua caixa de entrada. Conheça o meu canal no Youtube clicando aqui.
Obrigado pela visita!
Veja também:
O que eu comi na ceia de natal
Salpicão Saudável
Suco verde
Batata Rústica Crocante
Cheesecake de morango
Granola Fácil
8 Hábitos saudáveis que mudaram minha vida
Sorvete de Leite de Côco
Leite Condensado de Leite de Côco
centenasdemotivos diz
Hummm… o cheiro de canela pela casa é irresistível! Vou me deixar inspirar e testar a sua receita.
Fernanda Araujo diz
Realmente o cheiro de canela é irresistível. Faça sim, você irá amar!