Fui diagnosticada com câncer de ovário aos 26 anos.
Olá Pessoal. Hoje vou contar um pouco do que está acontecendo comigo. Pensei muito antes de falar sobre minha saúde aqui nas redes sociais. Acho que é muito pessoal, mas quero que um número grande de mulheres saibam disso para que possam evitar. Então decidi compartilhar com vocês o que está acontecendo comigo e os meus ovários.
Fui diagnosticada recentemente com câncer de ovário. Em outubro de 2015, fui ao ginecologista para fazer exames de rotina, estava com dores abdominais (ou como dizem “no pé da barriga”). E o resultado a princípio foi cistos ovarianos complexos bilaterais. E eles estavam grandes. O ovário direito medindo 6,9cm x 5,3cm x 6,4cm, com volume 124,7cm³ e o ovário esquerdo medindo 6,2cm x 4,2cm x 5,7cm, com volume de 80cm³. Então ele pediu mais exames, como ressonância (cujo o resultado não mudou muita coisa do primeiro exame que ele me passou) e o “CA125” que deu alterado.
Pois bem, passei pela primeira cirurgia. Tive a resposta da biópsia. Eram “Tumores Serosos Borderline” com focos de microinvasão. Foi aí que tive a péssima notícia de que eu estava com câncer de ovário e iria passar por uma nova cirurgia para retirar os dois ovários e fazer um tratamento de quimioterapia. Importante falar que pegamos no começo.
Como eu iria retirar os dois ovários, o médico sugeriu que eu fizesse o tratamento de indução para captar óvulos e congelar alguns óvulos e congelar, já que eu ainda não sou mãe, para que um dia eu pudesse ter essa oportunidade. Então eu fiz o tratamento e consegui congelar alguns óvulos. E fui para a segunda cirurgia da retirada dos ovários.
Hoje estou passando pelo tratamento de quimio. Estou bem agora, e esperançosa pois o tratamento será breve. E com planos para o futuro. Planos que incluem nunca mais passar por isso outra vez. E que meu cabelo cresça rápido…rs
As pessoas tem me perguntado como elas podem me ajudar. O meu pedido é que todos me ajudem a alcançar o maior número de mulheres possíveis, para conscientizá-las da gravidade disso.
Eles chamam o câncer de ovário de “O Assassino Silencioso”. Isto é porque os sintomas são sutis que a maioria das vezes ele é diagnosticado quando já está em estado avançado. São cerca de 6.200 novos casos de câncer de ovário no Brasil a cada ano. Eu quero que as mulheres sejam diagnosticada cedo, pois o descobrimento em fase tardia atrapalha o tratamento. Toda mulher corre o risco de câncer de ovário. Quanto antes descoberto, maiores são as chances de sobrevivência.
Eu preciso que você me ajude a contar para o máximo de mulheres possíveis sobre os sintomas. Leva 15 segundos é o tempo que você precisa para dizer a duas ou três mulheres da sua vida sobre os sintomas. Pode ser sua mãe, esposa, sua filha, amiga ou qualquer mulher que seja importante para você. Então compartilhe esse post com Ela.
Sintomas:
-Perda de Apetite;
-Sensação de estufamento;
-Mudança de hábitos intestinais;
-Dores no abdômen ou na coluna;
-Menstruação Irregular ou sangramento anormal;
-Constantes idas ao banheiro para urinar;
-Sensação de saciedade e enjoo.
Se alguns ou todos estes estão presentes, especialmente em mulheres com + 40 anos, por favor, vá ao seu médico. Você não está tomando tempo de ninguém e nem perdendo o seu tempo, você está sendo esperta e garantindo que você vai ficar perto de quem você ama por muito tempo. Então se você quer me ajudar, compartilhe com as mulheres importantes da sua vida. E eu vou ficar muito feliz.
E não se preocupe, eu decidi ficar bem!
Obs.: Aqui estão alguns links para você se informar mais sobre o câncer de ovário.
Vídeo em português: www.youtube.com/watch?v=xZQgvkmb_Q8
Site em português: http://www.bolsademulher.com/saude-mulher/cancer-de-ovario-mata-mais-que-cancer-de-mama-por-ter-diagnostico-tardio
Vídeo em Inglês: www.youtube.com/watch?v=eQrji32aQIs
Curta a minha página no Facebook: Fernanda Araujo, lá eu vou contar como está meu tratamento e também algumas mensagens do Deus que está cuidando de mim.
Grande Abraço.
Fernanda Araujo
https://www.youtube.com/watch?v=Sm4lm-n0AMM
Vereza Bertolini Bonholi diz
Olá Fernanda! Parabéns pelo seu blog! Passei por isso tb! Logo logo passa… De que cidade vc é? Grande abraço!
Fernanda Araujo diz
Olá Vereza, que bom que gostou do blog.Passar por essa doença não é fácil, mas é possível. AbraçosObrigado pela visita!
Eliene Silva diz
Olá Fernanda, muito obrigada pelas informações. Você está ajudando muitas pessoas.
Eu sinto muito pelo que passou e ainda deve estar passando. Mas estou feliz em saber que você decidiu ficar bem. Essa é a parte mais importante do tratamento.
Tenho 29 anos, tenho ovários policisticos, faço tratamento desde os 15 anos e vou estar mais atenta a partir de agora.
Beijos linda!
Fernanda Araujo diz
Eliene, fico feliz em poder ajudar. Hoje estou em remissão. Desejo a você muita saúde. Obrigado pela visita. Abraços.
Lenibia diz
Boa noite Fernanda, estou passando por isso descobri assim como vc, hoje estou com 32 anos ja fiz minha cirurgia infelismente tive que tirar tudo ovários, útero! Na biópsia foi confirmado o Boderline… Agora estou esperando p saber sobre a quimioterapia anciosa é claro mas confiante que tudo vai dar certo!!!
( Infelismente nao tenho filhos sou casada a 6anos). Muito bom vc divulgar sua história Parabéns pela iniciativa fica com Deus.
Fernanda Araujo diz
Oi Lenibia, tudo bem? Sinto muito pelo seu diagnóstico. Não é nada fácil receber um diagnóstico como nosso. Mas estou feliz que você está confiante, isso é bom. Se você se interessar, aqui no blog já compartilhei algumas coisas sobre o que eu passei e algumas dicas. Cadastre o seu e-mail aqui no blog, sempre que posso eu faço posts relacionado a esse assunto. Espero te ajudar com esses posts. Fica com Deus!
Geovana Araujo Silva diz
Olá Fernanda,
Quero, agradecer por expor e ajudar mesmo passado por este momento.
Estou um pouco angustiada, a 6 mêses atrás descobrir que estava com Nic 3 de alto grau inicio de câncer no colo do útero.
Minha médica ,me encaminhou para uma ginecologista oncologista e ela me disse que teria que operar, seria um cirurgia simples, mas necessário.
Fiz a conização, aonde se tira uma parte do útero que está afetada e realizam a biopsia.
Com está cirurgia, dependendo do resultado, apenas a cirurgia já resolve por que que foi tirada a parte afeta.
Bom no meu caso, o resultado da biopisia deu margens comprometida, a minha médica achou melhor não retirar o útero pediu ressonância e tomografia e no resultados não deu nada.
Faço acompanhamento com ela de 2 em 2 meses faço preventivo e sempre vem com alteração.
a 5 dias tenho sentido dores no baixo frente (pé da barriga), mais do lado esquerdo, mais meu baixo frente está todo dolorido inchado e parece que estou com a bexiga cheia o tempo todo, quando faço xixi toda hora nem estou tomando muita agúa, parece que sempre estou estufada com gases é uma sensação estranha e diferente que não havia sentido antes, dores nas costa e nas pernas.
Desculpa desabafar assim, mais fico preocupada tenho dois filhos estou um pouco angustiada, precisava falar para alguém.
tenho medo que do útero tenha ido para o ovário, como meu exames sempre apresentou sem melhoras.
bjs…
que Deus te abençoe
Fernanda Araujo diz
Olá Geovana, obrigado por compartilhar sua história. Sobre os sintomas que você mencionou não são normais, não é normal ninguém sentir dor. O meu conselho para você é ir ao médico mesmo não sendo o acompanhamento. É muito importante você contar isso ao seu médico. A sua saúde é prioridade. Ah, não fique angustiada, Deus é o seu refúgio e sua fortaleza, ele está com você o tempo todo. Fica com Deus!
Gilvane diz
Voce ajuda muito as pessoas com seu depoimento eu sinto muitas dores enjoos saciedade e não menstruo . Após ler já marquei meu ginecologista . Obrigado boa recuperação Deus te abençoe
Fernanda Araujo diz
Eu fico muito feliz em ver que estou ajudando as pessoas! Muito obrigado pela visita e pelo seu comentário. Deus abençoe você.
Thayná Krízia diz
Olá Fernanda .. Gostaria de saber qual foi a alteraçao que deu no seu CA 125 ? Pois fiz tbm e no meu alterou , junto alterou os linfócitos tbm .. Só que meu médico ñ passou resonancia e nenhum exame e sinto tds essas dores, só falou q é endometriose, sendo que meu abdomen total e minha ultra intra vaginal ñ alterou nada .. desde ja grata !
Fernanda Araujo diz
Oi Thayná! Eu fiz um post com um gráfico do meu CA125. O link é esse: https://wp.me/p7X3Ln-kD
E sobre os linfócitos eu não me lembro. Sobre ser endometriose, pode ser isso também pois, o meu ginecologista, a princípio, estava achando que era endometriose, mas depois da primeira cirurgia, onde foi retirado o tumor e um pedaço do ovário para fazer a biópsia, é que eu fui diagnosticada com câncer.