Olá Pessoal, hoje quero falar mais sobre alimentação. Fiz um post de cuidados fundamentais durante o tratamento do câncer, que também aborda sobre o tema alimentação. Mas hoje quero falar daqueles alimentos que fortalecem nosso corpo, para quem nunca teve câncer e também para aquelas pessoas que estão em remissão ou que já tiveram câncer fortalecer o sistema imunológico e não dar bobeira para essa doença terrível.
Os alimentos nos ajudam a brigar contra o câncer e Prevenir é sempre melhor! Precisamos pensar nisso antes da doença aparecer. Os alimentos exercem um papel fundamental, a partir do momento que você come o alimento, ele vai para o estômago, do estômago vai para o intestino e aí vai para o sangue. Então imagine que as células do câncer elas podem estar localizadas no lugar ou andando para lá ou para cá, e aí quando você come um alimento que é rico em antioxidante e fitoquímicos que vão combater aquelas células, isso vai ajudar muito.
Por outro lado, se você dá as células gordura, açúcar, sorvete, refrigerante, sobremesas, as células cancerígenas, de certa forma, se alimentam de toda inflamação que é ocasionada ao redor delas através da ingestão destes alimentos.
Quando comemos muita gordura animal e muito açúcar, altera o intestino, e ele fica mais inflamado. E aquela inflamação vai toda para o sangue e essas substâncias inflamatórias ficam no sangue e inclusive, dão mais chances de ter câncer.
No processo da quimioterapia e radioterapia, o corpo fica mais debilitado e é muito comum a perda de peso. E aí a alimentação natural tem a fama de que, quem come natural não engorda, fica fraco e não é bem assim. A pessoa precisa sim se alimentar bem para nutrir o corpo com o que elas precisam, mas a pessoa não deve combater a perda de peso com alimentos muito calóricos que fazem mal a saúde. Ela pode ingerir, por exemplo, alimentos vegetais mais energéticos como as castanhas, o abacate, o côco, que são gorduras mais saudáveis(Aqui no blog tem receita de Leite de Côco, se você quiser dar uma olhada, clica aqui). A pessoa também não pode esquecer das proteínas. As proteínas também são uma necessidade para reparar o organismo, pra também fortalecer a imunidade. Encontra-se proteínas nos feijões, em todos os tipos de leguminosas, como as lentilhas, as ervilhas, grão de bico, a fava e também a soja e seus derivados.
Sugestões de Alimentos:
Tomate: Rico em uma substância chamada licopeno, substância essa que pode evitar o câncer de próstata. O licopeno é conhecido como agente de prevenção do câncer de próstata e ele é especialmente ativo quando o tomate é feito em forma de molhos, quando ele é aquecido, cozido. O tomate cru também tem o licopeno, mas quando ele é cozido na forma de molho, esse licopeno é muito mais facilmente absorvido pelo corpo e tem então, um efeito especial no câncer da próstata. Lembrando que, não vale ser molho industrializado.
Cúrcuma/Açafrão da terra: Ela tem uma propriedade medicinal chamada curcumina. A curcumina é um anti-inflamatório bastante potente. Ele atua prevenindo a disseminação do tumor. Ele é um dos ingredientes do “Curry” – tempero usado na índia. Ele pode ser usado no preparo de risotos, arroz, batata (que eu já coloquei aqui no blog uma receita de Batata Rústica Assada é só clicar aqui), ou em outros legumes, caldo de legumes (também tem receita aqui no blog de Caldo de Legumes, se quiser ver clica aqui) e até na pipoca(aqui em casa eu sempre faço minha pipoca com cúrcuma :D).
Chá do ipê roxo: O chá de ipê roxo tem propriedades anticancerígenas e tem também, propriedades depurativas, de limpar o organismo de toxinas.
Frutas vermelhas: Amora, morango, mirtilo/blueberry, ameixas, uvas, framboesa, cranberry, goji berry entre outras. Quanto mais perto do roxo, como se fosse o açaí, quase azul marinho, eles tem bastante antioxidantes, o anticancerígeno chamado antocianinas e é o que dá a cor meio azulada, meio roxa na fruta. A antocianina age como antioxidante. A célula de câncer produz muita inflamação e o antioxidante vai tentar combater os radicais livres produzidos pelas células de câncer. A uva vermelha e roxa também tem o resveratrol, que é uma substância anticancerígena e antioxidante.
Brássicas ou Crucíferas: Brócolis, Couve-flor, repolho(verde e roxo), nabo, rabanete, couve, couve de bruxelas. É extraído delas um fitoquímico chamado isocianato que tem os indoles, eles são ricos em sulforafano que são substâncias que tem bastante enxofre. Estudos e artigos dizem que ajudam no combate ao câncer de estômago, esôfago, ovário e mama.
Fonte: Vida & Saúde
Sabemos que a alimentação não te impede de ter um câncer, mas te ajuda a prevenir e ter a menor chance possível. Cabe a você querer mudar seus hábitos alimentares. Eu mudei o meu, principalmente quando eu recebi o diagnóstico de câncer. ( Se você não conhece minha história, clica aqui.)
Bom, por hoje é isso! Espero que tenha adicionado mais conhecimento na sua vida e espero que tenha te ajudado.
Se gostou do post, curta e compartilhem com os amigos e família. Me siga nas redes sociais Facebook e Instagram. Siga também o blog, cadastre seu e-mail para receber os posts recentes.
Obrigado pela visita!
Te desejo saúde.
Abraços!
Fernanda Araujo
Rosimeire diz
Gostei muito deste artigo Fer!!!
Fernanda Araujo diz
Que bom que gostou 😀