Hoje vou falar de uma coisa que me incomoda muito e sei que a muitos também, que é o enjoo. Nós que passamos pelo tratamento de quimioterapia sofremos com os efeitos colaterais, entre elas a toxicidade para o trato gastrointestinal, consequentemente nos leva ao desinteresse pela alimentação, náuseas, vômitos, alteração ou distorção do gosto/paladar, mucosite, que é uma inflamação na mucosa de revestimento do tubo digestivo, diarreia, entre outros.
Mas o que mais me dá é o tal do enjoo. E como fazer para melhorar essa sensação tão ruim?! Lembrando que eu não sou nenhuma nutricionista, mas sim, através de pesquisas e conselhos de nutricionistas, fui testando e estou passando a vocês aquilo que realmente funcionou comigo. Então vamos lá:
1. Você precisa comer – Embora você esteja enjoado(a), o fato de você estar com o estômago vazio o tempo todo pode dar muito enjoo. O ideal seria você fracionar sua alimentação. Apesar de eu não aceitar ter que comer de três em três horas, pois meu conceito baseado em pesquisas e informações de nutricionistas é outro, mas isso é assunto para outro post, isso funciona, pois o fato de você estar enjoado(a) não te dá vontade de comer, e você precisa comer, uma vez que você está passando por tratamentos fortes, você também precisa estar forte, e se você não comer, isso pode te trazer prejuízos e prejudicar seu tratamento. E eu sei que o que você mais quer é que isso termine logo assim como eu. Então, reduza o volume de alimento e faça de 6 a 8 refeições ao dia.
2. Fuja dos cheiros e temperos fortes – Bem sabe que o cheiro de algumas comidas já nos enjoam, mas o fato de você já estar enjoada mais ainda por conta do tratamento, faz com que você nem queira comer aquele alimento. Em dias de muito enjoo, peça para que alguém cozinhe pra você, ou se você não tem ninguém para fazer isso, procure fazer aquelas comidas que não exijam muito preparo na hora de cozinhar, mais leves e simples possível, sem muito tempero, pois o tempero forte também é outro fator que me deixava muito enjoada. Confesso que pedi para minha mãe fazer o macarrão(integral é claro…rs) mais sem graça do mundo! Sem muito tempero, pois eu nem queria comer, mas como disse no tópico anterior, eu precisava comer, então foi minha alternativa naquele dia. Fuja de alimentos como café, peixes, gorduras por exemplo.
3. Coma mais frutas – As frutas são uma beleza, pois já nascem prontinhas pra comer…rs
Brincadeiras a parte, as frutas são muito importante para a nossa saúde, e ajuda a reduzir o enjoo. A banana nanica por exemplo, é ótima para controlar o enjoo, pois além de ser um alimento com consistência mole, o que faz com que a digestão se torne fácil e reduz a possibilidade de contração do estômago, que pode vir a causar o vômito. Sem contar que ela é rica em potássio (que controla o vômito) e vitamina B, que ajuda a evitar o enjoo. Outras frutas também são válidas, pois me ajudava muito na hora de fracionar a alimentação. Procure comer algumas delas gelada, como por exemplo o Kiwi, a Maçã. O fato delas estarem geladas, ajudavam muito.
4.Gelado é bem melhor – Meu Deus, quando eu descobri isso, parecia que eu tinha descoberto a América…rs
Procure tomar a água, os sucos, os chás gelados. Faça picolés de fruta na sua casa(não vale comprar na sorveteria hein, o açúcar não vai ajudar). No almoço ou na janta, procure comer os alimentos em temperatura ambiente. Faça raspadinha de gelo ou consuma um cubo de gelo meia hora antes do almoço ou da janta, isso pode te ajudar a enjoar menos, pois eu pesquisando nas internet da vida, descobri que a baixa temperatura amortece os receptores de paladar, o que ajuda na deglutição do alimento. Falando no português simples, o gelado ajuda você comer o alimento sem que você tenha tanto enjoo.
5.Azedo é uma delícia – Você deve estar me achando uma louca, mas nunca gostei tanto do azedo como estou gostando agora. O limão querido meu, me ajuda sempre que eu estou naquele dia insuportável, enjoada. Sabe aquele dia que se você fizer qualquer movimento você já tá vomitando de tanto enjoo? Pois bem, vai por mim, beber um copão de água bem, mais bem gelada, com bastante cubo de gelo pra ficar mais gelado ainda e com no mínimo uns 3 a 4 limãozinho do bem, ah queridos, isso é bom demais. Lembrando que eu não coloco açúcar, pois aí vai piorar e não ajudar. Tem que ser azedo. Você vai melhorar. Procure não tomar líquido nas refeições, e se você estiver muito enjoada(o) e quiser tomar meio copinho de limão, tudo bem, mas se você tomar meia hora antes é melhor. As frutas cítricas, são ricas em ácido fólico, uma vitamina do complexo B, que estimula na formação dos ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico e diminuindo o surgimento de enjoos. E se você tiver coragem, chupa o limão! Eu ainda não tive…rs
6.Beba Água – Hidratação é muito importante, pois vai te ajudar a eliminar aquela toxina que as medicações deixa em nosso corpo. Quanto mais hidratado(a) você tiver, melhor. Lembrando que beber água é sempre entre as refeições, como eu disse no tópico anterior, beba o líquido sempre entre as refeições, isso vai te ajudar a enjoar menos. Você deve se manter hidratada porque isso minimiza a pressão do estômago, reduzindo a ocorrência de refluxo. Se você não estiver conseguindo beber água, assim como eu, pois eu sinto um gosto horrível que parece que não desce; coloque algumas gotinhas de limão ou laranja, ou até mesmo faça sua água aromatizada, mas não fique sem se hidratar, pois a hidratação é muito importante. Evite cafés ou líquidos com cafeína, refrigerantes à base de cola e outros refrigerantes normais também, chá preto, chá verde, chá mate. Corre desses líquidos aí.
7.Não deitar – Após cada refeição, é importante que você não deite, pois isso vai ajudar a te dar mais enjoo. Vai por mim, deitar vai piorar. Procure ficar sentado por pelo menos meia hora a 40 minutos, no mínimo. Isso vai ajudar na sua digestão.
Bom pessoal, é certo que, nem com todos essas dicas funcionarão, mas não custa nada tentar. Essas dicas foram as que deram certo para mim. Lembrando que nenhuma delas me tirou 100% o enjoo, mas aliviou bem e fez com que ficasse suportável e que eu conseguisse me alimentar. Espero que tenham gostado das dicas. Fiz um vídeo sobre isso, vou deixar aqui embaixo.
E se vocês tiverem mais dicas, deixem nos comentários.
E pra quem ainda não conhece minha história clique Aqui.
Obrigado pela visita. Volte sempre.
Abraços
Fernanda Araujo.
Deixe um comentário