Olá Pessoal, tudo bem? Se você passa por tratamento de quimioterapia ou radioterapia esse post é pra você. Quero falar sobre os cuidados que devemos ter durante o tratamento. Aqui no blog eu falo muito sobre a alimentação, e isso não é por acaso, eu sempre falo nos meus posts que a alimentação é a chave do sucesso durante o tratamento e na prevenção de doenças também (Como eu disse neste post Aqui), mas precisamos de outros cuidados também que possa nos deixar bem e assim seguir com o tratamento. Então decidi falar sobre os cuidados durante o tratamento e falar sobre cada um deles.
1.Emocional – As pessoas que recebem o diagnóstico ficam bem estressadas, o emocional fica muito abalado, então o melhor a se fazer é procurar um psicólogo ou um terapeuta, para trabalhar essa parte emocional, melhorando inclusive a ansiedade e a tensão que o tratamento traz.
2. Caminhar ao ar livre – Faça caminhadas ao ar livre. As caminhadas ao ar livre pode te deixar mais feliz, mais calma. Há pessoas que ficam trancadas, desanimadas e isso pode deixar a pessoa para baixo e acabar entrando em depressão e desistir de viver. (Já vi muitas pessoas desanimadas, pois não é fácil 🙁 ) Mas não desista, faça a caminhada e contemple a natureza que Deus fez! 😀
3.Mantenha a rotina – Claro que isso depende do seu tipo de tratamento, pois tem tratamentos que as pessoas não podem nem tocar outras pessoas e nem mesmo ficar perto de alguém. Mas há tratamentos que permitem que você continue trabalhando e mantendo sua rotina. E acho isso importante, pois ocupa a cabeça. Há quem não goste por vários motivos, e eu entendo, por isso só faça isso se você realmente se sentir bem com a situação. Mas do resto, vá ao mercado, vá ao shopping, saia com os amigos, se divirta. A vida continua.
4. Não fique sozinho(a) – É muito importante você não se isolar(evitar as pessoas, evitar o convívio), se relacione com as pessoas, frequente reuniões familiares, reuniões de amigos, atividades prazerosas, viva uma vida normal.
5. Se possível, faça exercícios físicos – Quando a pessoa está muito debilitada, ela não vai conseguir fazer muito exercício, dependendo do local onde a pessoa tem o câncer. Mas na medida do possível faça, nem que seja uma caminhada leve ou um alongamento. A pessoa não vai ter um exercício tão intenso como alguém que não está com a doença, mas deve na medida do possível fazer atividade. Uma das coisas que acontece no câncer, até devido aos tratamentos é um pouco de perda da massa muscular, então, alguns exercícios de força como a musculação, pegar peso, algo que leve resistência aos músculos, isso vai ajudar a melhorar a qualidade de vida e diminuir o cansaço que normalmente acompanha a doença.
6. Dormir e Descansar – Nós sabemos que o sono antes das 22h, ajuda o corpo e a hipófise, que é uma glândula que temos no meio do cérebro, a produzir vários tipos de hormônios, inclusive o hormônio GH que ajuda na síntese de proteínas, na formação de anticorpos. Então se a pessoa começa dormir muito tarde, porque ela leva preocupação para a cama, ela vai acordar já mais mal humorada. A tendência é que o cérebro fique um pouco mais cansado e a tendência em ter depressão aumenta. Aí essa baixa de humor, essa falta de sono, na parte de hormônios, ela acaba prejudicando na quimio, porque ela já está debilitada e aí os hormônios não estão sendo produzidos o sistema imunológico fica debilitado, o humor não ajuda e aí vira uma bola de neve. Então é importante o descanso e uma boa noite de sono.
7. Boa Alimentação – O tratamento de câncer, como a quimioterapia, é bastante agressiva para o corpo, ele gera muitas toxinas, ele é muito oxidante, ele gera um estresse nas células do corpo como um todo. Então se a pessoa, além do quimioterápico ainda tem uma alimentação, por exemplo, que é nociva, cheio de gordura, cheio de açúcar, com alimentos que geram ainda mais toxinas para o corpo, vai ter uma piora dos sintomas. Agora, se essa pessoa procura neutralizar alguns efeitos adversos da quimioterapia através de uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, em alimentos naturais que são ricos em antioxidantes, ela consegue neutralizar um pouco dos efeitos tóxicos do próprio tratamento. Eu sou prova viva disso. A alimentação me ajudou a não pular nenhuma etapa das quimioterapias e meus exames estavam bons. A alimentação me ajudou muito.
Fonte: Vida & Saúde
Aqui no blog eu coloco receitas para ajudar você a se alimentar melhor e mais saudável. Eu tento fazer uma versão mais saudável. Se você quiser saber mais sobre as receitas clica Aqui.
Espero que este post ajude você!
Se gostou do post, curta e compartilhem com os amigos e família. Me siga nas redes sociais Facebook e Instagram. Siga também o blog, cadastre seu e-mail para receber os posts recentes.
Obrigado pela visita!
Te desejo saúde.
Abraços!
Fernanda Araujo
Deixe um comentário