Olá pessoal, hoje vou falar sobre 5 coisas que fiz quando recebi a notícia que estava com câncer de ovário. (Se você não conhece minha história clica Aqui) Todos os dias, pessoas recebem diagnóstico de câncer, mas nós nunca pensamos que isso acontecerá conosco, porém, quando soube que eu estava com a doença, meu mundo parou e tudo mudou. Fiz várias coisas, mas vou listar 5 das mais importantes.
1. Chorei – Chorei por não acreditar que aquilo estava acontecendo comigo, como dito acima, a gente nunca acha que vai acontecer conosco. Mas chorar foi importante para mim, pois desabafei tudo, para continuar forte e seguir em frente.
2. Raspei a cabeça – Já sabia o tratamento que eu iria fazer, sabia que iria cair tudo, então resolvi que antes de todo aquele cabelo cair eu deveria cortar tudo e doar para uma ONG onde faz perucas de graça para mulheres que tem o tratamento mais longo, já que o meu não seria tanto tempo assim. E acho que essa é a melhor reação que eu poderia ter tomado, pois ajudar alguém não só faz bem para quem recebe mas para quem dá. Afinal, isso que Jesus nos ensina, amar o próximo. E com certeza isso me fez muito bem e recomendo que faça isso só se seu tratamento for curto, se for longo, você pode usar seu cabelo para fazer uma peruca para você mesmo. 😀
3. Mudei minha alimentação – Mudar minha alimentação foi a chave do sucesso no meu tratamento. Já fazia 2 anos que não tomava mais refrigerante e alguns meses que não comia carne, mas depois do diagnóstico muita coisa mudou na minha alimentação. Comia mais frutas, legumes e verduras, bebia mais água, não tomava leite de vaca, reduzi tudo que era derivados de leite como queijo, iogurte e etc. E reduzi o açúcar, reduzi a fritura, a maioria da coisas que comia era assada, cozida e crua(como as saladas). E isso fez com que eu não pulasse nenhuma das minhas sessões de quimioterapia. A alimentação me ajudou muito no tratamento.
4. Mudei o meu jeito de ver a vida – Antes de tudo começar, eu não dava valor em certas coisas na vida. Como ouvir o canto dos pássaros, comer um prato saudável com prazer, ler e refletir entre outros. Tudo mudou, dou valor na minha vida, dou valor a minha saúde, valor ao meu casamento, aos momentos, até ir ao banheiro…risos, poder respirar, andar, correr e muitas outras coisas que você só consegue enxergar quando você passa pelo tratamento e para e olha para cima. Deus me fez olhar isso tudo de forma diferente.
5. Passei a orar mais – Se tem uma coisa que te aconselho nesse momento difícil é orar, pois orar foi o meu refúgio e ainda é. Pois um diagnóstico como esse, não é fácil. A gente pergunta pra Deus, “porque eu?”, “porque agora?” e várias outras perguntas que só quem passa pelo tratamento sabe. Mas eu orava e estudava a bíblia ao mesmo tempo, pois Deus responde através da bíblia e ler o livro de Jó me ajudou muito a refletir nessas perguntas, o livro de Salmos na bíblia também me ajudou muito a me acalmar. Então aconselho não só orar, mas também a ler a bíblia. Isso me confortava e irá te confortar também.
Receber o diagnóstico de câncer não é fácil, mas se temos que passar por isso, devemos passar junto com Deus, é ele quem dá força. Eu tenho que dizer para vocês que se eu não tivesse adquirido uma intimidade com Deus, eu não iria perceber tudo que ele fez por mim durante o tratamento e tudo que ele meu deu durante o tratamento.
Deus não dá a doença para nós, Deus não coloca câncer em você, quem faz isso é satanás, Deus apenas permite que nós passamos por isso, talvez para que possamos aprender algumas coisas com esse processo todo, dar valor a vida ou dar testemunho.
Deus é bom e Ele é o único que vai estar com você em todos os momentos, desde as quimioterapias até as cirurgias. Ele está com você sempre. Permita que Deus habite em você, permita que ele fique com você. Convide-o para estar com você o tempo todo e seu tratamento será mais leve do que seria sem ele.
E lembre-se do que Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)
Não desanime, bola pra frente, Deus está com você. Se alimente bem e estude a palavra de Deus.
Te desejo saúde.
Abraços!
Fernanda Araujo
campanhacontraocncerwordoprescom diz
minha querida Fernanda Araujo, admiro a sua força e vontade de viver, acredito que para muitas pessoas aceitar assim um diagnóstico dizendo que está com câncer não deve ser nada bom, mas vejo que para você, também não foi fácil mais soube levar a tua vida porque tu queres viver, tu tens a esperança de ter a cura, e isso querida é muito bom para as pessoas se sentirem assim, porque o tratamento fica até mais fácil, sei também que não deve ser nada fácil a espera as sessões de quimeo e radio deve ser muito doloroso, mas você está sabendo encarar tudo isso com garra e força.
Fernanda Araujo diz
Oiiii! Obrigado pelas palavras. Não foi fácil, assim como não é pra ninguém, mas tudo passa. Acredite, hoje falo isso com mais calma, mas na época não me conformava muito com essas palavras, pois parecia que não passava, mas passou. 😀 Obrigado pela visita. Volte mais vezes. Grande abraço!
Claudete Rosa diz
Ola, chamo-me Claudete. Sou de Angola, tenho visto os teus posts, a um ano fui diagnosticada com câncer no colo do útero. Tenho ido constantemente ao Brasil, por causa do meu tratamento. Gostaria que sempre que puderes mandares para mim, palavras de conforto, porque quando leio as tuas palavras me sinto bem. um abraço. Deus te abençoe.
Fernanda Araujo diz
Olá Claudete, fico feliz em ler suas palavras. Para receber os posts clica em Seguir o Blog por e-mail, assim os posts irão para sua caixa de e-mail. Espero que as minhas palavras possa te ajudar nesse momento tão difícil. Obrigado pela visita. Grande abraço!
campanhacontraocncerwordoprescom diz
sou Guiomar Soares Ferreira, por não ter passado por essa crise sobre o câncer, mesmo assim, eu sei que muitos que passam por isso ao receber o diagóstico ficam apavoradas como se o chão abrisse um buraco enorme e por um minuto ela se visse dentro desse buraco, mas outras não essas já entendem tudo mesmo que passa por muito medo, elas encaram a vida como ela é, e diz o que tem de ser será, eu admiro essas pessoas assim você querida, que soube enfrentar o câncer assim de frente cara a cara, impactando o inimigo de ferente.