No post anterior eu falei de sonhos (se você não viu clica aqui). Mas hoje vou deixar algumas dicas que eu coloquei em prática na hora de realizar um dos meus sonhos. Mas primeiro de tudo, você tem que analisar seu sonho. Se ele vai gastar dinheiro direta ou indiretamente, se vai levar tempo e se você realmente quer realizá-lo.
E pra começar, a primeira dica é:
1. Não conte a ninguém: Sim, não conte ninguém (exceto para o cônjuge ou até mesmo para seus Pais/Avós que cuida de você e tal) enfim, do resto, ninguém precisa saber. E não é porque vão jogar praga, ou porque vão jogar olho gordo, nããããooo, para com isso, nem é por isso, mas é porque às vezes o seu sonho não é a do seu amigo(a), do seu primo(a), do seu tio(a), isso é um sonho seu! Então eles podem falar coisas que às vezes você não queira ouvir e aí entra minha outra dica.
2. Se faça de surdo: Às vezes é necessário se fazer de surdo. As pessoas podem vir te dar palpite sem você pedir, ou até mesmo contar experiências negativas dela ou até mesmo de um conhecido do vizinho da tia da prima do avô que mora perto do sobrinho que tem o papagaio periquito cachorro, enfim, vai te falar várias coisas que pode te desanimar e isso não é legal durante o processo. Então se alguém falar alguma coisa, não seja mal educado, ouça e se faça de surdo, sorria e diz que entendeu tudinho, balance a cabeça dizendo que entendeu e pronto. Não adianta argumentar com quem nem sabe como de fato é o seu sonho e que às vezes não está nem aí se vai dar certo ou não.
3. Ouça as pessoas que te ama mas tome cuidado: Se as pessoas que te ama vão te dar força? Depende, há quem te dê força e há quem não te dá força. Há aqueles que te criticam e depois aceitam, há aqueles que aceitam e ficam muito triste, há aqueles que ficam super feliz, há aqueles que zombam da sua cara até você conseguir, há aqueles que duvidam do que você está falando, há aqueles que acha que é mais um sonho na sua vida que não vai para frente, enfim, há muitos sentimentos e emoções misturadas, mas calma, isso é normal. Não guarde mágoa, isso irá passar.
4. Planejamento – Sonhar é bom, mas é preciso colocar no papel esse sonho. É preciso PLA-NE-JAR. Isso não significa que vai sair tudo perfeito, mas te dá uma direção de quanto tempo vai levar esse sonho, de quanto de dinheiro você vai precisar e se você vai precisar de umas horinhas extras de trabalho ou talvez gastar menos ou até mesmo deixar de comprar algumas coisas. Planejamento é o caminho!
5. Guarde dinheiro: Pode parecer que não mas, a maioria dos sonhos leva muito dinheiro. Até mesmo quem teve a doença que eu tive (se você não conhece minha história clica aqui) e quer tratamento eficaz, leva dinheiro e muito. Por exemplo, e até contando um dos meus sonhos que é ser mãe futuramente, eu precisei retirar os meu ovários por conta do câncer, mas eu queria ser mãe e eu ainda tinha uma chance de ter filhos com os meu óvulos, porém era preciso gastar em remédios para fazer um tratamento para congelar os óvulos (e eu falei sobre isso aqui neste post), e não foi pouco não, foi muito dinheiro. Você percebe que até na saúde você gasta dinheiro? Para viajar, casar, ter filhos, comprar um carro, apartamento ou casa, enfim, tudo leva dinheiro, então, guarde dinheiro. Crie o hábito de juntar dinheiro. E se você quer guardar dinheiro, eu te recomendo o tesouro selic, mas se você não quer complicar, guarda na poupança mesmo, mas crie o hábito de guardar todo mês. Faça trabalhos em casa para ganhar um dinheiro extra, faça bolos, trufas, brigadeiro, seja freelancer, se você manja em mexer em computadores, faça trabalhos para os amigos conhecidos, etc. Trabalhe duro e guarde dinheiro.
6. Não gaste seu dinheiro em qualquer coisa: É preciso que você seja disciplinado. Uma vez que sua meta é o seu sonho, não é interessante que você vá e gaste o seu dinheiro com aquela bolsa que você viu na promoção e que você já tinha uma em casa, ou naquele tênis que estava com 50% de desconto e você tem vários em casa. É necessário sacrifício. Essa é a palavra “Sacrifício”.
7. Tenha fé: Não é fácil. E ninguém disse que seria! Mas muitos vão dizer a palavra “impossível”, e talvez para essa pessoa seja mesmo, porque uma das coisas que é necessário para se realizar um sonho é fé. Fé é o que te dá aquele gás para continuar nesse sonho apesar de tudo.
8. Motivação: É necessário que haja alguma coisa que te motiva, por exemplo, a vontade de ser um bom profissional te faz com que você se especialize na sua área para você ganhar melhor e mudar de vida. Enfim, ache alguma coisa para te motivar.
9. Gratidão: A cada passo, agradeça a Deus por isso. O processo pode ser longo, mas o resultado vai ser bom. Uma vez eu vi não sei aonde, uma frase que era mais ou menos assim (se não for isso me corrija) “Não importa a velocidade e sim a direção”. E é exatamente isso, pode demorar, mas vai valer a pena. E falo de gratidão porque o meu processo demorou muito, atrasou quase um ano, mas eu agradeço a demora pois, foi nesse tempo que descobri que estava com Câncer de Ovário. Então valeu a pena esperar, me tratar e aí sim, realizar um dos meus sonhos.
10. Realize: Passou por todos os palpites desnecessário, planejou, guardou dinheiro e estudou todos os caminhos seguros para realizar o seu sonho, tem fé, é grato e está motivado? Agora é colocar em prática. E sério, essa é a parte mais emocionante que se tem. Pode demorar, pode ser rápido, depende do seu sonho e das circunstâncias. Mas enquanto isso, vai curtindo o processo, curtindo cada fase. E vá ser feliz. Para de viver o sonho dos outros e viva o seu. É possível, mas é preciso coragem! Se você tiver vá em frente. E que Deus te acompanhe nessa jornada. Porque se Deus está a frente de tudo e em primeiro lugar na sua vida, ele cuidará de você em cada fase. Se em algum momento você desanimar, chama Deus e ora para que ele acalme seu coração e te dê ânimo para continuar. O importante é Deus estar ao seu lado.
Lembrando que essas dicas são as minhas dicas, minhas experiências, tá?! Então, espero que essas minhas experiências te ajude. E você, o que você faz para realizar o seu sonho? Deixe nos comentários, gostaria muito de saber.
Se esse post te ajudou, compartilhe com seus amigos ou com quem você acha que precisa ler essas dicas, que são simples, mas de coração.
Confira também:
Dos sonhos que se tem!
Estou indo para o Canadá!
As injustiças deste mundo é culpa de Deus?
Olhando para o presente
Como começar uma vida saudável
8 Hábitos saudáveis que mudaram minha vida
Deixe um comentário